quarta-feira, 20 de maio de 2009

LEGENDAS DE CAMINHÕES

LEGENDAS DE CAMINHÕES

Semira Adler Vainsencher
semiraadler@gmail.com
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco

Ao varar as estradas do interior do Brasil e passar a maior parte de seus dias sozinhos, dentro das cabines dos caminhões, os motoristas sentem o peso que a solidão lhes traz: é a falta da esposa, dos filhos, dos familiares e dos amigos. Em cada trecho de rodovia, em cada ultrapassagem, o seu futuro é visto como um ponto de interrogação, podendo a vida terminar em uma curva perigosa; e, ao anoitecer, à distância, eles se transformam em pequenos pontos luminosos que se movem nas estradas.

Talvez para criar uma espécie de identidade própria, ou para expor algumas idéias e chamar a atenção por onde passam, os caminhoneiros gravaram legendas nos pára-choques dos veículos, espalhando-as, ao se deslocarem, pelos pontos mais distantes do país. Suas mensagens curtas e de fácil memorização, desejos, pontos de vista, dúvidas, certezas, carências, enfim, todo o pensamento de uma classe, começou a ser projetado e transmitido de maneira simpática.

As legendas atraem, informam e distraem o povo. Ora elas se apresentam como um conselho a ser seguido, um alerta geral, ora aparecem como um jogo de palavras rimadas. De fonte estritamente popular, as legendas representam um meio de comunicação. Muitas revelam o sofrimento, a dor e a miséria da população de baixa renda, ressaltando a sua exploração, a falta de poder aquisitivo, a privação das necessidades básicas. Outras expressam a vontade que os motoristas têm de viver, sua filosofia de vida, sentimentos em relação à mãe, à esposa, aos filhos e à sogra. Outras, ainda, refletem o sofrimento advindo da perda de um amor, o conformismo perante a vida; e outros espelham a esperança em um futuro melhor que o presente.

Usando termos e temas regionais, por vezes, os caminhoneiros utilizam o bom humor para divulgar as mensagens. No entanto, a maioria das legendas envolve, principalmente, frases que denotam inteligência, desprendimento e senso de humor.

De acordo com Mauro de Almeida (1963), o caminhoneiro ridiculariza as mulheres de mil maneiras diferentes, os parentescos classicamente malhados, como as sogras, os namoros, as caronas, as viagens, as batidas, os salários e até a sua disposição para o trabalho. Não existe um só tema que não tenha sido objeto de uma apreciação jocosa, de um dito espirituoso.

Esse traço característico das legendas facilita a comunicação, diverte e consola as pessoas, tentando amenizar os problemas que todos enfrentam no cotidiano. Dessa forma, seja procurando um apoio no pensamento popular, através do misticismo, da fé, da confiança e do respeito máximos a Deus - que poderia isentá-los dos ditames do destino e distanciar a morte, com os Seus poderes supremos - os caminhoneiros comunicam os seus valores pelas estradas do país.

Por fim, cabe apresentar as legendas, muitas delas coletadas pela autora durante sua adolescência, alertando o(a) leitor(a) para o fato de que a grafia apresentada (excetuando-se os pontos finais, que nunca são utilizados nos pára-choques) corresponde àquela originalmente coletada nos próprios caminhões.

LEGENDAS FILOSÓFICAS

Tem mais tempo aquele que não o perde.

Devagar se vai ao longe.

Não preciso de conselhos sei errar sozinho.

Dói mais no invejoso o sucesso dos outros que o seu próprio fracasso.

Quem já sabe o caminho chega primeiro.

A muitos o bem faz mal.

De quem eu gosto não digo nem às paredes.

A inveja matou Caim.

Minha vida é uma rede que o destino balança.

De amargo basta a vida.

Os homens sobem por ambição e por ela vêm ao chão.

Na escola da vida não há férias.

Um homem cheio de si é sempre vazio.

Se eu fosse rico compraria teu orgulho.

O silêncio é o pranto dos bravos.

Há caras de muitos amigos e amigos de muitas caras.

Perdoar é compreender.

Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.

Quem dorme sofre menos.

A inveja é a arma dos incompetentes.

A vida é dura para quem é mole.

Quem nasce pra tatu morre cavando.

Artista é aquele que sofre sorrindo.

Do jeito que as coisas vão nem as matas são mais virgens.

Agarra o touro pelos chifres e o homem pela palavra.

Mãe tenha distância.

Pela estrada se conhece o prefeito.

Que me importa o rei se tenho a barriga cheia?

Sou amarelo mas não sou doente.

Fale comigo mas antes lave os pés.

Quem conhece bem tua vida é tua lavadeira.

Quem recorda passado é museu.

Se chifre fosse flor cabeça de mineiro era um jardim.

Nem a medicina cura a dor da separação.

Vitamina de motorista é poeira de estrada.

No baralho da vida sou um rei sem dama.

Antes de falar de mim lembre do teu passado.

Quem é careca não anda no sereno.

A saudade é companheira de quem não tem companhia.

Quem me conhece não me esquece.

70 me passar, passe 100 me atrapalhar.


LEGENDAS SOBRE A POBREZA

Pobre só sai do aperto quando desce do ônibus.

Pobre vive de teimoso.

Twist de pobre é macumba.

Enxoval de pobre é a honra.

Pobre agora só estuda no Colégio de São Pedro: lá no céu.

Pobre só fica de barriga cheia quando morre afogado.

Chiclete de pobre é macaíba.

Pobre só vai na frente quando a polícia vai atrás.

Convite de pobre é intimação.

Pobre só vai pra frente quando leva topada.

TV de pobre é o espelho.

Pobre só come carne quando morde a língua.

Pobre só come frango quando joga de goleiro.

Peru em mesa de pobre um dos dois está doente.


LEGENDAS SOBRE A MORTE

Se a morte é um descanso prefiro viver cansado.

Para que orgulho se o futuro é a morte?

Andar com sono é namorar a morte.

A morte me namora mas eu amo a vida.

Em cima da morte ganhando o pão da vida.

Se você dormir na direção seus parentes serão acordados.

Se a morte comesse bola seria a mais rica do mundo.

A vida começa aos 40 anos e a morte aos 60 km/hora.


LEGENDAS SOBRE A SOGRA

Feliz foi Adão que não teve sogra.

Sogra não é parente.

Esse não é da sogra.

Sogro e sogra, milho e feijão, só dá resultado debaixo do chão.

Não mando minha sogra pro inferno porque tenho pena do diabo.


LEGENDAS SOBRE DEUS

Da traição nem Deus se livrou.

Se o mundo fosse bom o dono morava nele.

Deus, saúde, esforço e amigos.

Dirigido por mim guiado por Deus.

O pouco com Deus é muito.

Meu destino é Deus quem sabe.

Ao bom filho Deus ajuda.

Com Deus e Nossa Senhora viajo pelo mundo afora.

Deus olha por mim eu olho por você.

Feliz quem Deus quer bem.

Para que cruzar os braços se o maior homem do mundo morreu de braços abertos?

Se Deus inventou coisa melhor do que a mulher guardou pra ele.


LEGENDAS SOBRE O AMOR

Fica sempre um pouco de perfume nas mãos dos que dão flores.

De um sorriso nasce o amor.

Ninguém é pobre quando ama.

O amor não tem idade porque sempre está nascendo.

Quem ama a rosa tem que suportar os espinhos.

A vida de um filho está no coração da mãe.

Em casa meu amor reza na estrada Mercedes Benz.

Ciúme é o tempero do amor.

Beijo de menina contém vitamina.

Nunca é tarde para ser feliz.

Amor é como fumaça sufoca e passa.

Por um sorriso errado hoje sou casado.

Se o amor é cabeludo eu sou um homem careca.

Sem amor não se vive.

Creio no freio do carro e no amor de mulher.

O beijo quando bem dado deixa o imbecil maluco.

Quatro pneus cheios e um coração vazio.


LEGENDAS SOBRE A MULHER

Mulher sem ciúme é flor sem perfume.

Mulher feia e urubu comigo é na pedrada.

Mulher é como um parafuso precisa sempre de um aperto.

Entre loiras e morenas prefiro as duas.

Mulher feia para mim é homem.

Mulher feia e frete barato eu não carrego.

Quem gosta de mulher feia é salão de beleza.

95% da beleza feminina sai com água e sabão.

Se mulher fosse dinheiro havia muita nota falsa.

É mais fácil fazer uma menina do que consertar uma mulher.

Se o diabo entendesse de mulher não tinha rabo nem chifre.

Viúva só nova.

Mulher feia e fruta azeda só com cachaça.

Carona só com saia justa.

Melhor que uma mulher só duas.

Marido de mulher feia já acorda assustado.

O amor é um baratinho 9 meses de carinho e depois um molequinho.

Ontem éramos 3 eu você e a felicidade; hoje somos 2 eu e a saudade.

Mulher feia só carrega meu dinheiro se me roubar.

És orgulhosa mas já te beijei.

Vinho velho e mulher nova é o lema dos gaúchos.

Mamãe precisa de uma nora.

Se nosso amor virou cinza foi porque eu mandei brasa.

Vou rezar 1/3 pra arrumar 1/2 de te levar pra 1/4.


Fontes consultadas:

ANDRADE, Ary de. Romance das estradas. [Brasília]: Ministério dos Transportes, Operação Mauá, 1971.

ALMEIDA, Mauro de. Filosofia dos pára-choques. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário